Blog

Calçadão na Feira do Livro de Fotografia em Lisboa

banner_photobook fair lisbon


Nesse final do semana o livro Calçadão do Leme ao Leblon participou da 6a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, continuando a série de conexões entre Brasil e Portugal que fluíram durante todo o processo desse projeto!

Em primeiro lugar é preciso contar que as ondas reproduzidas no padrão gráfico do Calçadão carioca seguem o padrão de “O Grande Mar” da praça do Rossio em Lisboa. Esse desenho lisboeta representa o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico. Essas ondas atravessaram a imensidão que nos separa e mantiveram o padrão lisboeta não apenas no desenho, mas também no material utilizado: as legítimas pedras portuguesas! Atracaram de vez na praia carioca no começo do século XX.

Em 2014 ocorreu outro encontro luso-brasileiro como convite do jornalista e escritor português Hugo Gonçalves, então radicado no Rio de Janeiro como editor da Língua Geral, para que eu fizesse a curadoria da reprodução dessa atmosfera do calçadão no formato livro. Foi um prazer imenso fotografar a orla para a série #calçadão #realvirtual e também convidar os fotógrafos Lucas Zappa, Felipe Braga e Benoit Fournier para que fizessem o mesmo, editando os trabalhos e construindo essa narrativa visual que parece um passeio na praia!

Abaixo seguem as fotos do evento, onde o livro dividiu espaço com outros projetos extraordinários como a Rev. Nacional do JR Duran e a Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira. calçadão_lisboa_03

calçadão_lisboa_04

calçadão_lisboa_01

calçadão_lisboa_02

 

Título do livro: Calçadão: do Leme ao Leblon

Gênero: Arte/Fotografia

Autor: Carolina Matos (org.)        

Editor: Editora Língua Geral

ISBN: 9788560160976

Ano de Publicação: 2014

Número de páginas: 144

Dimensões: 27,5 x 20 cm

Design Gráfico: O Cubículo

Tratamento de Imagens e Produção Gráfica: Joanna Americano Castilho

Impressão: Ipsis Gráfica e Editora

Leave Reply